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 Fé 

DAS ESCRITURAS: Cremos que a Bíblia Sagrada, composta do Antigo e Novo Testamento, foi escrita por homens divinamente inspirados; que é um Tesouro perfeito de instrução celestial, tendo Deus por seu verdadeiro Autor; que tem por objetivo a salvação dos homens; que o seu conteúdo é a Verdade, sem qualquer mescla de erro, infalível na sua composição original; que revela os princípios pelos quais Deus nos julgará, e por isso é, e continuará a ser, até o fim do mundo, o verdadeiro centro da união Cristã e padrão supremo pelo qual toda conduta, credo e opiniões dos homens devem ser julgados.

 

DO VERDADEIRO DEUS: Cremos que há um e somente um Deus Eterno, Vivo, e Verdadeiro, Espírito pessoal, Infinito e inteligente, Perfeitamente Bom, cujo nome é Jeová; Criador, Sustentador, e Senhor Supremo dos céus e da terra, Indizivelmente Glorioso em Santidade e digno de toda honra, confiança e amor; que, na unidade divina, há três Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais a todas as perfeições Divinas e que executam ofícios distintos, mas harmônicos na grande obra da redenção.

 

DE JESUS CRISTO: Cremos que Jesus Cristo, gerado por um ato criativo-direto do Espírito Santo e nascido da virgem Maria, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; é o único mediador entre Deus e o homem; somente ele foi perfeito em natureza, ensino e obediência. Ressuscitou fisicamente dentre os mortos; ascendeu aos céus e voltará na consumação dos séculos para julgar tanto justos como injustos.

 

DO ESPÍRITO SANTO: Cremos que o Espírito Santo é o regenerador e santificador dos redimidos, doador dos dons espirituais, o Consolador permanente e Mestre da igreja.

 

DA QUEDA DO HOMEM: Cremos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, sob a lei do seu Criador, mas através da queda de Adão, caiu desse estado santo e feliz, por transgressão voluntária, em conseqüência da qual toda a humanidade tornou-se pecadora não por constrangimento, mas por livre escolha, sendo por natureza destituída completamente daquela santidade que a lei de Deus requer, e positivamente inclinada a prática do mal, estando sem defesa nem escusa, condenada com justiça à ruína eterna.

 

DO MEIO DA SALVAÇÃO: Cremos que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça pela mediação do Filho de Deus, o qual, segundo o desígnio do Pai, assumiu livremente nossa natureza, mas sem pecado, honrou a lei divina pela sua obediência pessoal, e por sua morte, realizou completa expiação dos nossos pecados: que, tendo ressurgido dentre os mortos, está agora entronizado nos céus e que, unindo, em sua maravilhosa pessoa, a mais terna simpatia com a perfeição divina, está completamente capacitado para ser o salvador adequado, compassivo e Todo-suficiente dos homens.

 

DA JUSTIFICAÇÃO: Cremos que a grande benção do evangelho que Cristo assegura aos que nele crêem, é a justificação; que esta inclui o perdão dos pecados e a promessa da vida eterna, baseada nos princípios da justiça; que é conferida não em consideração de quaisquer obras justas que tenhamos feito, mas exclusivamente pela fé no sangue do Redentor; que em virtude dessa fé, a perfeita justiça de Cristo nos é livremente imputada por Deus; que ela nos leva ao estado da mais abençoada paz e favor com Deus e nos assegura todas as outras bênçãos necessárias para o tempo e a eternidade.

 

DA GRATUIDADE DA SALVAÇÃO: Cremos que as bênçãos da salvação cabem gratuitamente a todos, por meio do evangelho; que é dever imediato de todos aceitá-las com fé obediente, cordial e penitente, e que nada impede a salvação, ainda mesmo do maior pecador da terra, senão sua perversidade inerente à sua voluntária rejeição do evangelho, a qual agrava a sua condenação.

 

DA GRAÇA DA REGENERAÇÃO: Cremos que os pecadores, para serem salvos, precisam ser regenerados, isto é, nascer de novo; que a regeneração consiste na outorga de uma santa disposição à mente, e que isso se efetua pelo poder do Espírito Santo de um modo que transcende a nossa compreensão, em conexidade com a verdade divina, de maneira a assegurar-nos nossa obediência voluntária ao evangelho; que a evidência da regeneração transparece nos frutos santos do arrependimento e da fé em novidade de vida.

 

DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ: Cremos que o arrependimento e a fé são deveres sagrados e também graças inseparáveis, originados em nossas almas pelo Espírito regenerador de Deus; que sendo por essas graças convencidos profundamente de nossa culpa, perigo e incapacidade, bem como do caminho da salvação por Cristo, voltamo-nos para Deus, com sincera contrição, confissão e súplica por misericórdia, recebendo ao mesmo tempo, de coração, o Senhor Jesus Cristo como nosso Profeta, Sacerdote e Rei, e confiado somente nEle como único e Todo-suficiente salvador.

 

DO PROPÓSITO DA GRAÇA DE DEUS: Cremos que a eleição é o eterno propósito de Deus, segundo o qual Ele gratuitamente regenera, santifica e salva pecadores; que esse propósito sendo perfeitamente consentâneo com o livre arbítrio do homem, compreende todos os meios que concorrem para esse fim; que gloriosa manifestação da soberana bondade de Deus e que infinitamente livre, sábia, santa e imutável; que exclui inteiramente a jactância e promove a humildade, o amor, a oração, o louvor, a confiança em Deus, bem como a imitação ativa de sua livre misericórdia; que encoraja o uso dos meios de santificação no grau mais elevado e pode ser verificada por seus efeitos em todos aqueles que realmente crêem no Evangelho; que é o fundamento de segurança cristã e que o verificá-la a respeito de nós mesmos exige a nossa maior diligência.

 

DA SANTIFICAÇÃO: Cremos que a santificação é o processo pelo qual, de acordo com a vontade de Deus, somos feitos participantes de sua Santidade; que é uma obra progressiva, que se inicia na regeneração, e é continuada nos corações dos crentes pela presença e poder do Espírito Santo, o Confirmador e Confortador no uso contínuo dos meios indicados, especialmente a Palavra de Deus, o exame próprio, a renúncia, a vigilância e a oração.

 

DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS: Cremos que são crentes verdadeiros somente aqueles que perseverarem até o fim; que a sua ligação perseverante com Cristo é o grande sinal que os distingue dos que professam superficialmente; que uma providência especial vela pelo seu bem-estar e que são guardados pelo Poder de Deus, mediante a fé para a salvação.

 

DA HARMONIA ENTRE A LEI E O EVANGELHO: Cremos que a lei de Deus é a regra eterna e imutável de seu governo moral; que é santa, justa e boa, e que a incapacidade atribuída pelas Escrituras ao homem decaído para cumprir os seus preceitos deriva inteiramente do amor que ele tem pelo pecado; que um dos grandes objetivos do Evangelho e dos meios da graça, relacionados com o estabelecimento da igreja visível, é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los, através de um mediador, à obediência sincera à Santa Lei.

 

DA IGREJA EVANGÉLICA: Cremos que a igreja é o coro e a noiva de Cristo, consagrada à adoração e ao serviço de Deus, através da proclamação fiel da Palavra, a prática de boas obras e à observância das ordens: o batismo e a ceia do Senhor; que uma igreja visível de Cristo é uma congregação de crentes batizados que se associam por um pacto na fé e na comunhão do Evangelho; que observam e são observados pelas leis de Cristo; que usam os dons, direitos e privilégios a eles concedidos pela Palavra; que usam os dons, direitos e privilégios a eles concedidos pela Palavra; que seus únicos oficiais, segundo as Escrituras, são os bispos ou pastores e os diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão definidos nas epístolas a Timóteo e a Tito; que a tarefa da igreja é ensinar todas as nações fazendo que o evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento; que a missão suprema da igreja é a salvação das almas, onde Deus transforma a natureza humana, tornando-se isso então o meio para a redenção da sociedade.

 

DO BATISMO E DA CEIA DO SENHOR: Cremos que o batismo cristão é a imersão do crente em água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para simbolizar, em belo e solene emblema, sua fé no Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, com seus efeitos em nossa morte para o pecado e ressurreição para uma nova vida; que esse ato é um pré-requisito para o usufruto dos privilégios da igreja; cremos que na ceia do Senhor são participantes aqueles que nasceram de novo em Cristo Jesus, ou seja, aqueles que pela fé em Jesus Cristo receberam a salvação mediante a graça de Deus, e que, diante d’Ele têm esta convicção, sendo cada um individualmente responsável diante do Senhor, conforme declarou o apóstolo Paulo em I Co 11:26-29; que o pão e o vinho, simbolizam respectivamente o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo; que nem antes, nem durante, e nem após a ingestão do pão e do vinho, de maneira nenhuma esses elementos transformam-se fisicamente em carne e em sangue, sendo sempre apenas pão e vinho; que na ceia do Senhor comemora-se o amor de Cristo em sua morte, anunciando-a, até que Ele venha; deve sempre ser precedida de solene exame íntimo.

 

DO GOVERNO CIVIL: Cremos que o governo civil é de ordenação divina para os interesses e a boa ordem da sociedade humana, e que os magistrados devem ser objeto de nossas orações, bem como devem ser conscientemente honrados e obedecidos, exceto, exclusivamente, nas coisas que se opõe à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o único Senhor da consciência e o Rei dos reis da terra.

 

DOS JUSTOS E DOS ÍMPIOS: Cremos que há uma diferença radical e essencial entre os crentes e os ímpios; que somente aqueles que pela fé são justificados em o nome do Senhor Jesus e santificados pelo Espírito do nosso Deus, são verdadeiramente justos à face de Deus, enquanto todos aqueles que continuam na impenitência e na incredulidade são ímpios aos olhos de Deus, e se encontram sob a maldição; que essa distinção permaneça entre os homens, quer na morte que após a morte.

 

DO MUNDO VINDOURO: Cremos que se aproxima o fim do mundo; que no último dia, Cristo descerá dos céus e levantará os mortos do túmulo, para a recompensa final; que ocorrerá então, uma solene separação; que os ímpios serão entregues à punição sem fim e os justos à bem-aventurança para sempre; e que esse julgamento, baseado nos princípios da justiça, determinará o estado final dos homens no céu ou no inferno.

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